Psicoterapia ou conselhos?

Em época de mídias sociais é cada vez mais comum ter acesso à uma infinidade de informações em todos os campos da vida, e isso é fantástico!

Porém, nada substitui procedimentos profissionais embasados cientificamente. Isso é claro e creio que nem precisa ser dito. No caso da psicologia, nenhuma reflexão ou percepção da realidade substitui a psicoterapia. Não por não ter importância, mas por serem duas coisas diferentes.

Conteúdos reflexivos são estímulos externos que lhe fazem pensar, refletir, e talvez, expandir a consciência sobre determinado assunto para começar um trabalho próprio.

A psicoterapia é um procedimento científico, embasado em teorias e técnicas testadas e aplicadas com foco apenas no cliente. Ou seja, é um trabalho dos próprios conteúdos do cliente, sendo o terapeuta apenas uma ferramenta do procedimento, sem intervenção subjetiva do ‘self’ do observador.

Quando procurar um psicólogo? Sempre digo que o melhor momento é quando você está bem, com pequenos conflitos ou limitações de expandir seu crescimento em algum contexto, seja profissional, pessoal ou emocional.

Julio Furlaneto

psicologofurlaneto.com.br/
twitter.com/psifurlaneto
skype: juliofurlaneto

Nenhum comentário:

Postar um comentário