DICA FUNDAMENTAL PARA COMBATER A ANSIEDADE

A ansiedade elevada, mesmo que não ao ponto de desencadear uma psicopatologia, pode prejudicar o seu desempenho em todos os contextos da vida. Acabar se tornando uma pessoa que se sente constantemente sobrecarregada e pouco produtiva, seja no relacionamento íntimo, no trabalho, nos estudos ou para com a família.



É preciso aceitar o fato de que você é um ser consciente, ou seja, você pensa e escolhe sim o que quer para a sua vida, mesmo com um conglomerado de emoções que por vezes não se fazem positivas devido as escolhas que acostumou a fazer no passado.

Vamos à dica:

Mantenha sua atenção no que está ao seu alcance

É algo simples mas precisa de prática. Sempre gastar a atenção, os pensamentos e as atitudes em algo que seja possível fazer naquele momento. Se você discutiu com o seu namorado, por exemplo, e ficou ansiosa, mesmo sabendo que não conversará com ele para resolver aquela situação no momento, concentre-se em algo que seja possível realizar. Estudar, ler um bom livro, focar no trabalho, fazer uma corrida, ir à academia, cozinhar uma boa comida, conversar com os amigos ou familiares sobre coisas boas, produtivas e etc. É difícil, eu sei, mas só depende de treino.

É importante que haja um agente motivador para ter esse tipo de mudança em sua vida. Não há agente de mudança melhor do que a possibilidade de aumentar a sua qualidade de vida. Quando você se permite treinar uma nova maneira de perceber situações que geram ansiedade, canalizando essas com produtividade positiva e benevolente nos mais diversos contextos, tudo na sua vida melhora, inclusive a própria qualidade da relação, citada no exemplo.

Julio Furlaneto

Nenhum comentário:

Postar um comentário