Como Funciona?

O que é a Orientação Psicológica Online ?

Atendimento psicológico, mediado pelo computador, sem caráter psicoterapêutico. A orientação psicológica online é um serviço realizado por um profissional habilitado, um Psicólogo, e tem como objetivo oferecer acolhimento e orientação para aqueles que estão passando por problemas considerados urgentes. A orientação psicológica tem como foco sempre uma queixa principal. A resolução CFP 11/2012 dispõem sobre o atendimento psicológico online como sendo aquele realizado pelos meios tecnológicos de comunicação a distância desde que pontuais, informativos, focados no tema proposto e que não firam o disposto no Código de Ética Profissional da(o) psicóloga(o). Entendendo-se por orientação o atendimento realizado em até 20 encontros ou contatos virtuais.


Como converso com o Psicólogo ?

A sessão é realizada através do skype ou ferramentas utilizadas na internet para conversas instantâneas, ou seja, em tempo real.


Quanto tempo dura o atendimento ?

A sessão tem a duração de 50 minutos e são limitadas a 20 encontros (sessões), podendo ser encerradas a qualquer momento por ambas as partes.


Orientação online

O foco do trabalho é a Orientação Psicológica Online, trabalho este aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia. Todas as informações trocadas com o Psicólogo são sigilosas e confidenciais, é garantido ao usuário sigilo absoluto de acordo com o previsto no código de ética profissional do Psicólogo em seu artigo 9:

"Art. 9º - É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional."

Lembramos que existem vulnerabilidades no atendimento oferecido pela internet. Assim, para resguardar o sigilo dos atendimentos evite o uso de computadores públicos (cyber-café, faculdade, trabalho, lan-house, etc.) e que exclua o histórico do Messenger. Todas intervenções são realizadas somente pelo psicólogo responsável que presa pelo absoluto sigilo do processo.


Quem pode se beneficiar da orientação psicológica online?

A princípio, qualquer pessoa, de qualquer idade pode receber orientações psicoterápicas.

A Orientação Psicológica Mediada por Computador é um processo focal, porém eficiente, em situações nas quais a pessoa precisa de apoio para lidar com problemas emergentes, tais como:
• Conflitos emocionais,
• Crises agudas de ansiedade,
• Situações de perdas (término de relacionamento afetivo-amoroso ou falecimento de ente querido).
• Dificuldades de relacionamento (social, amoroso e familiar);
• Depressão;
• Falta de concentração;
• Dificuldades com relação à sexualidade;
• Dificuldades em relação à educação, profissão, entre outros;
•Estudantes que necessitam de ajuda ou esclarecimento;
•Orientação para pais;
•Pessoas que se encontram em cidades pequenas, nas quais não existam psicólogos;
•Brasileiros que se encontrem em outros países;
•Pessoas com alguma dificuldade motora;
•Pessoas que receberam alta da psicoterapia, mas desejam manter uma interação com um psicólogo, etc.

A Orientação Psicológica Online não é uma psicoterapia, mas uma orientação segura e eficaz.

Atendimento a menores de idade

É importante salientar que o atendimento a menores de idade só pode ser realizado mediante autorização expressa dos pais ou responsáveis legais.

Cuidados

Apesar do uso de recursos tecnológicos avançados disponíveis para garantir a proteção de informações, sempre haverá alguma vulnerabilidade, que é minimizada através de procedimentos simples:

1 - Evite o uso de computadores públicos (ex: cyber-cafés, lan houses, computadores do trabalho, escola ou faculdade).
2 - Não informe sua senha ou deixe o aplicativo utilizado aberto ou com a senha salva.
3 - Desative a opção: guardar histórico.
4 - Mantenha seu anti-virus ativado e atualizado.
5 - Mantenha um firewall em seu computador. Esses procedimentos aumentam o potencial de segurança de suas informações. É de sua obrigação prover tais meios de segurança para o computador do qual fará uso.

Sempre haverá o risco de vulnerabilidade dos dados expostos, considerando que a internet não é um meio totalmente seguro.
Verifique a velocidade de sua internet e cheque sua webcam e microfone antes do horário do atendimento, para se certificar de que tudo esteja funcionando adequadamente.

Na orientação psicológica o paciente será atendido por quem?

Por um Psicólogo(a) graduado(a), registrado e autorizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). O profissional que irá atender é especialista em diversos ramos da Psicologia, prestando apoio à pessoa que esteja passando por qualquer dificuldade, problema comportamental, emocional ou psíquico, de natureza pessoal, coletiva ou grupal.

Qual a diferença entre psicoterapia e orientação psicológica online?

A orientação psicológica online trabalha com questões pontuais e específicas, que são avaliadas e respondidas de forma breve e focada, sem o maior aprofundamento de uma sessão de psicoterapia.

A psicoterapia é um processo contínuo, onde se estabelece o vínculo entre terapeuta e paciente e que utiliza recursos e técnicas terapêuticas para promover o autoconhecimento e o crescimento pessoal.





Julio Jansen Iglesias Furlaneto
CRP 14/05550-0
Campo Grande, Mato Grosso do Sul
(67) 99280-4105

Nenhum comentário:

Postar um comentário