Pular para o conteúdo principal

Evoluir não é ser "frio"

Muitos períodos são realmente difíceis de superar. Às vezes, a pancada que você recebeu em determinado momento da vida foi maior do que a estrutura que tinha para suportá-la. Mas esse é o ponto “x” da questão. É assim que se dá o aprendizado. Não digo pelo sofrimento ou experiências sempre difíceis, mas por situações novas que te façam evoluir. São os novos acontecimentos que proporcionam a necessidade de ir atrás de um novo jeito de pensar, sentir e fazer as coisas.


Porém, é comum ver nos dias de hoje pessoas que se tornam falsamente “frias” devido a essas experiências difíceis. Digo falsamente, pois uma pessoa realmente fria não sofre ao encostar a cabeça ao travesseiro para dormir. Uma pessoa realmente fria não precisa forçar uma postura para não demonstrar algum tipo de afeto. Ela não precisa ficar na defensiva, pois não se importa. Não se justifica nem fica criticando nada, pois realmente não se importa. 

A vida é algo extremamente justo em um sentido. No sentido da física – ação e reação. Você, sem nível filosófico, falando de prática, irá sempre colher o que planta. Se não consegue perceber o porquê está colhendo determinado contexto é por não ter lucidez de entender o que está acontecendo. Criticar acontecimentos é um, ou talvez, o maior atraso de vida possível.

Aprenda em qualquer experiência, mesmo nas mais difíceis, a se tornar uma pessoa melhor. Deixe o luto acontecer. Sofra se for necessário, negue, questione, barganhe, mas finalize! Não adianta nada passar por várias fases de luto e nunca chegar à aceitação. Não aceitar a realidade tal como você a construiu é pedir para que sua vida se mantenha inerte. É pedir para se tornar uma pessoa apática, sem resultados. Uma pessoa que não se permite usar o próprio potencial ao máximo, seja no campo dos relacionamentos ou no campo profissional/financeiro. Quer sentir felicidade e realização? Faça o bem ao próximo. Produza. Produzir gera mais endorfina para o seu sistema neurológico.

Não é fácil, realmente. Mas é possível estudar, trabalhar e evoluir em autoconhecimento, atraindo pessoas que também estão no mesmo movimento, conseguindo ajudar as demais que desejam obter qualquer tipo de melhoria que seja em suas vidas. É preciso fazer. 

Julio Furlaneto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orientação Psicológica Online

A Orientação Psicológica Online trata-se de uma ferramenta reconhecida e aceita pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia) e é uma alternativa eficiente para situações pontuais nas quais a pessoa necessite de aconselhamento ou avaliação de uma determinada questão e obtenha posterior
devolutiva por parte de um profissional de Psicologia.
A Orientação Psicológica Online é um atendimento mediado pela tecnologia eletrônica/digital que utiliza o computador (notebook, desktop ou tablet) ou celular como instrumento de trabalho.
É um mecanismo moderno que pode ser usado em benefício da saúde, tanto emocional, comportamental como psíquica. Traz como vantagem a facilidade no manuseio, proximidade pela localização onde está instalado (casa/trabalho), praticidade no atendimento, economia de tempo, menores custos e grande rapidez caso o paciente necessite de orientação urgente.

Se você tem alguma dúvida sobre o procedimento ou quer agendar um acompanhamento, preencha os dados no campo que estarei…

AMIZADE QUE SE DESFAZ COM O TEMPO

A amizade é um dos conceitos mais bonitos da nossa sociedade. Ela pode surgir dentro da própria família, mas se faz comum entre pessoas das mais distintas culturas sem esse vínculo.

O que fazer quando você tem uma FAMÍLIA TÓXICA?

Vamos conceituar de forma breve e objetiva o que é uma família tóxica.
É aquela que tem pessoas da sua família, normalmente próximas, que fazem parte do seu convívio e/ou moram na sua casa.
Essas pessoas, ou pelo menos uma delas afeta a sua saúde negativamente. A maneira como isso pode ocorrer varia de infinitas formas.
Ela pode ter padrões de comportamentos que acabam invadindo o seu espaço e interferindo no seu desenvolvimento de forma negativa.
São pessoas que tendem a fazer com que você tenha baixa na autoestima e autoconfiança. Não muito diferente de um relacionamento íntimo, por exemplo.
Por que essa diferença da família para o relacionamento íntimo?
Porque a simbologia de um pai, mãe, avó é muito diferente da simbologia de um namorado.
Essas figuras familiares têm um significado muito profundo por fazerem parte da sua existência e de quase tudo que se formou dentro de você desde os seus primeiros anos de vida.
Agora a pergunta que sempre surge para mim nas mídias digitais e aq…