SAÚDE MENTAL SÓ SE FAZ POSSÍVEL ATRAVÉS DE ACEITAÇÃO E RESPEITO: COMPREENDA


Consegue compreender o conceito de “Ilusão de posse”?

Vamos a um exemplo simples: relacionamento íntimo. Quando você conhece alguém, se envolve, se relaciona, se aproxima, fica, namora, mora junto ou casa... tanto faz.

Você conheceu uma pessoa livre. Dotada de uma consciência única, com o mesmo benefício de livre-arbítrio que o seu, ou seja, você se dispôs a compartilhar sua vida com outra pessoa e vice-versa. Se conhecerem, crescerem juntos, agregarem valor um ao outro e aprender também nas dificuldades que surgirem.

De repente, você se percebe bravo(a) porque a pessoa não te respondeu de imediato, não reagiu da maneira que você esperava, não transou quando você quis e etc. Se percebe ansioso, visualizando status de redes sociais (será que viu meu stories, será que curtiu coisa de macho/mulher, será que viu minha mensagem e não quis responder e etc). Consegue perceber quanto isso é incoerente a realidade? A pessoa não é posse sua. Ela faz o que quiser e bem entender através da livre escolha.

Se essa pessoa decidir te respeitar e dedicar sua atenção, seus cuidados, carinho, foco e tempo para você, que seja livremente, pois ela não te pertence. E sendo livre, é bonito, é benevolente, é satisfatório e vale a pena. 

Agora imagine esse padrão em todos os outros contextos... trabalho, família, amizade, corpo físico e etc...

Julio Furlaneto

Nenhum comentário:

Postar um comentário