Pular para o conteúdo principal

Como Funciona?

O que é a Orientação Psicológica Online?

Atendimento psicológico, mediado de forma digital. A orientação psicológica online é um serviço realizado por um profissional habilitado, um Psicólogo, e tem como objetivo oferecer acolhimento e orientação para aqueles que estão passando por problemas. A orientação psicológica tem como foco sempre uma queixa principal. A resolução RESOLUÇÃO Nº 11, DE 11 DE MAIO DE 2018 dispõe sobre o atendimento psicológico online como sendo aquele realizado pelos meios tecnológicos de comunicação a distância desde que pontuais, informativos, focados no tema proposto e que não firam o disposto no Código de Ética Profissional da(o) psicóloga(o).


Como converso com o Psicólogo?

A sessão é realizada através do skype ou ferramentas (Whatsapp, DUO e etc.) utilizadas na internet para conversas instantâneas, ou seja, em tempo real.


Quanto tempo dura o atendimento?

A sessão tem a duração de 50 minutos.

Orientação online

O foco do trabalho é a Orientação Psicológica Online, trabalho este aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia. Todas as informações trocadas com o Psicólogo são sigilosas e confidenciais, é garantido ao usuário sigilo absoluto de acordo com o previsto no código de ética profissional do Psicólogo em seu artigo 9:

"Art. 9º - É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional."

Lembramos que existem vulnerabilidades no atendimento oferecido pela internet. Assim, para resguardar o sigilo dos atendimentos evite o uso de computadores públicos (cyber-café, faculdade, trabalho, lan-house, etc.) e que exclua o histórico do Messenger. Todas intervenções são realizadas somente pelo psicólogo responsável que presa pelo absoluto sigilo do processo.


Quem pode se beneficiar da orientação psicológica online?

A princípio, qualquer pessoa, de qualquer idade pode receber orientações psicoterápicas.

A Orientação Psicológica Mediada digitalmente é um processo focal, porém eficiente, em situações nas quais a pessoa precisa de apoio para lidar com problemas emergentes, tais como:

• Conflitos emocionais,
• Crises agudas de ansiedade,
• Situações de perdas (término de relacionamento afetivo-amoroso ou falecimento de ente querido).
• Dificuldades de relacionamento (social, amoroso e familiar);
• Depressão;
• Falta de concentração;
• Dificuldades com relação à sexualidade;
• Dificuldades em relação à educação, profissão, entre outros;
•Estudantes que necessitam de ajuda ou esclarecimento;
•Orientação para pais;
•Pessoas que se encontram em cidades pequenas, nas quais não existam psicólogos;
•Brasileiros que se encontrem em outros países;
•Pessoas com alguma dificuldade motora;
•Pessoas que receberam alta da psicoterapia, mas desejam manter uma interação com um psicólogo, etc.


Atendimento a menores de idade

É importante salientar que o atendimento à menores de idade só pode ser realizado mediante autorização expressa dos pais ou responsáveis legais.

Cuidados

Apesar do uso de recursos tecnológicos avançados disponíveis para garantir a proteção de informações, sempre haverá alguma vulnerabilidade, que é minimizada através de procedimentos simples:

1 - Não informe sua senha ou deixe o aplicativo utilizado aberto ou com a senha salva.
2 - Desative a opção: guardar histórico.
3 - Mantenha seu antivírus ativado e atualizado.
4 - Mantenha um firewall em seu computador. Esses procedimentos aumentam o potencial de segurança de suas informações. É de sua obrigação prover tais meios de segurança para o computador do qual fará uso.

Sempre haverá o risco de vulnerabilidade dos dados expostos, considerando que a internet não é um meio totalmente seguro.

Verifique a velocidade de sua internet e cheque sua webcam e microfone antes do horário do atendimento, para se certificar de que tudo esteja funcionando adequadamente.

Na orientação psicológica o paciente será atendido por quem?

Por um Psicólogo(a) graduado(a), registrado e autorizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). O profissional que irá atender é especialista em diversos ramos da Psicologia, prestando apoio à pessoa que esteja passando por qualquer dificuldade, problema comportamental, emocional ou psíquico, de natureza pessoal, coletiva ou grupal.

Conheça mais um pouco sobre o meu trabalho nos canais digitais:

INSTAGRAM
FACEBOOK
YOUTUBE

Estou à disposição!


Julio Jansen Iglesias Furlaneto
CRP 14/05550-0
Campo Grande, Mato Grosso do Sul
(67) 99280-4105

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orientação Psicológica Online

A Orientação Psicológica Online trata-se de uma ferramenta reconhecida e aceita pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia) e é uma alternativa eficiente para situações pontuais nas quais a pessoa necessite de aconselhamento ou avaliação de uma determinada questão e obtenha posterior
devolutiva por parte de um profissional de Psicologia.
A Orientação Psicológica Online é um atendimento mediado pela tecnologia eletrônica/digital que utiliza o computador (notebook, desktop ou tablet) ou celular como instrumento de trabalho.
É um mecanismo moderno que pode ser usado em benefício da saúde, tanto emocional, comportamental como psíquica. Traz como vantagem a facilidade no manuseio, proximidade pela localização onde está instalado (casa/trabalho), praticidade no atendimento, economia de tempo, menores custos e grande rapidez caso o paciente necessite de orientação urgente.

Se você tem alguma dúvida sobre o procedimento ou quer agendar um acompanhamento, preencha os dados no campo que estarei…

POR QUE ALGUMAS PESSOAS VÃO AO PSICÓLOGO E NÃO TÊM RESULTADOS?

Algumas pessoas descrevem que vão ao psicólogo e não conseguem ter melhoras. Talvez você já tenha conhecido alguém que te descreveu isso e é preciso entender o porquê.

A psicologia, uma ciência como qualquer outra, embasada e considerando que seja aplicada por profissionais bem qualificados, não tem motivo cabível para não dar bons resultados.

Quando se trata de psicoterapia é interessante analisar alguns pontos:

1) A pessoa realmente se deu ao acompanhamento psicológico?

Como assim?

A mesma coisa de ir a um nutricionista e não seguir à risca as orientações que são passadas e construídas no atendimento durante toda a sua rotina do dia a dia. Para isso precisará se abrir à novas possibilidades.

A mesma coisa de ir ao médico psiquiatra, receber uma prescrição para tomar determinadas medicações em horários fixos e não seguir. Pular um dia, tomar a hora que dá na telha e por aí vai.

Na psicoterapia não se faz diferente. Você vai para uma sessão que costuma ter em média 50 minutos de duraçã…

VOCÊ PODE SE CURAR DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE. VEJA ESSES DOIS CASOS AQUI DO CONSULTÓRIO.

VOCÊ PODE SE CURAR DA ANSIEDADE. VEJA ESSES DOIS CASOS AQUI DO CONSULTÓRIO.

Publicar conteúdos sobre psicologia que não sejam artigos científicos direcionados para outros psicólogos ou alunos de psicologia não é tarefa simples.

É uma ciência que em sua aplicação tem a subjetividade única de cada ser humano como foco de trabalho.

Isso faz com que cada um seja mesmo que semelhante, único e diferente ao mesmo tempo. Por isso é difícil falar sobre padrões de intervenções e tratamentos em detalhes singulares, apesar da ciência ter uma linha de ação em cada uma de suas especializações bem embasada cientificamente.

Por isso, vou relatar nesse conteúdo informações baseadas nos atendimentos que tenho aqui no meu consultório.

Não significa que são receitas de como resolver nada, mas talvez te ajude a conseguir realizar novas reflexões, padrões de pensamentos, que estimulem comportamentos melhores para que você se adeque a um bom estado de saúde mental e emocional.

Então vamos lá!

Um ponto que t…