
Psicoterapia sem resultados?
Algumas pessoas descrevem que vão ao psicólogo e não conseguem ter melhoras. Talvez você já tenha conhecido alguém que te descreveu isso e é preciso entender o porquê. A psicologia, uma ciência como qualquer outra, embasada e considerando que seja aplicada por profissionais bem qualificados, não tem motivo cabível para não dar bons resultados.
Quando se trata de psicoterapia é interessante analisar alguns pontos:
A pessoa realmente se deu ao acompanhamento psicológico?
Como assim?
A mesma coisa de ir a um nutricionista e não seguir à risca as orientações que são passadas e construídas no atendimento durante toda a sua rotina do dia a dia. Para isso precisará se abrir à novas possibilidades.
A mesma coisa de ir ao médico psiquiatra, receber uma prescrição para tomar determinadas medicações em horários fixos e não seguir. Pular um dia, tomar a hora que dá na telha e por aí vai.
Na psicoterapia não se faz diferente. Você vai para uma sessão que costuma ter em média 50 minutos de duração. Se você não estiver disposto a trabalhar suas dificuldades e limitações de maneira nova e criativa, ou seja, fazer diferente do padrão que não está favorecendo a sua saúde, baixar a bola e ser humildade para entender que da forma que está não está lhe proporcionando um bom resultado, esquece. Não haverá resultado para você.
Nessa condição, como psicólogo clínico, eu mesmo passo essa orientação profissional: não faça psicoterapia se realmente não estiver afim de construir algo novo, com mais saúde e qualidade de vida.
Construir algo novo implica em fechar ciclos e iniciar novos, a agir de maneira nova, a ter que se desapegar por vezes, de situações e pessoas para aprender a fazer diferente.
A ideia de que se atingirá grandes resultados sempre com o mínimo ou o menor esforço é uma ilusão.
Não estou te dizendo que terá que sofrer demais para conseguir obter melhoria para com a sua saúde mental e emocional, mas sim que exigirá trabalho real, prática, persistência, paciência, reflexão e etc.
A abordagem (especialização) do psicólogo faz com que você se sinta bem para fazer o trabalho?
A maioria das pessoas não faz ideia da diferença de uma abordagem (especialização) para outra.
Em umas o psicólogo falará mais, com algum enfrentamento. Em outras, você ficará fazendo suas próprias associações e ele em uma postura mais passiva. Algumas vão levar para um contexto mais sugestivo e comportamental, e etc.
Você é um ser humano com personalidade e características próprias. O que serve para o outro pode não servir para você.
Quando for procurar um psicólogo, pergunte como ele trabalha. Qual é a sua especialização? Como ela funciona na prática? E avalie se essa condição é favorável para você.
Gênero e idade
Somos seres humanos. Não se trata apenas de preconceito ou julgamento. Nos identificamos mais com algumas características no outro para depositar confiança e se dar ao tratamento.
Já atendi muitas pessoas que descreveram preferir serem atendidas por homens. Também, já deixei de atender muitas pessoas que descreveram que preferiam ser atendidas por mulheres.
Já atendi muitas pessoas que se identificam com o meu “perfil”. Tenho tatuagens, características informais e etc. Também, já deixei de atender muita gente que não se identifica com essas características.
Já atendi muitos jovens por ter começado a trabalhar também jovem. Também, já deixei de atender muitas pessoas mais velhas que consciente ou inconscientemente, não dão credibilidade à um profissional com menos idade que eles.
E por aí vai…
Conclusão para obter resultados
Quando se trata de obter resultados com a psicoterapia é preciso ter os pés no chão e realmente buscar entender em quais fragmentos não estão sendo funcionais para que o processo se dê com bom resultado.
Se você acredita que esse conteúdo possa ser útil para alguém que você conheça, compartilhe o link dessa postagem para que a pessoa leia.
Nos siga no INSTAGRAM onde sempre estamos discutindo sobre diversos assuntos da psicologia e tratamentos.
Deixe seu comentário com a sua experiência sobre esse contexto.
Abraço!
No meu canal do youtube você encontra vários conteúdos que te ajudarão nessa jornada. Não esqueça de se inscrever para receber as próximas atualizações.

Julio Furlaneto
Psicólogo
CRP 14/05550-0