Cadastre-se para receber meus conteúdos por Email

* Obrigatório
Relacionamento Tóxico e Abusivo

Esses dois termos ficaram bastante populares nos últimos anos. Relacionamento tóxico, abusivo, ou pensando na vertente positiva, um relacionamento saudável.

Mas o que isso significa na prática?

E, principalmente, por que é importante saber essa distinção?

Quando você não tem clareza sobre o que pensa ou fala se referindo a uma ideia ou expressão específica, como no caso, você também não consegue visualizar uma imagem dos efeitos dessa manifestação. Na prática, não compreende de forma clara se está ou não dentro do que imaginou, e pior, o que seria possível ser feito para resolver o problema.

Em meio a essa confusão, basicamente tudo é tóxico ou abusivo nas conversas de hoje em dia, ou, no lado contrário, na polaridade positiva, o saudável, como uma imagem utópica, inalcançável, algo “perfeito”, que não existe. 

Primeiro, é importante destacar que quando se fala “relacionamento”, a referência é utilizada para qualquer tipo de relação social, e não apenas relacionamentos amorosos (conjugais).

Os contextos mais simples de observar os problemas de relações, além do convívio amoroso, se dão no ambiente de trabalho e com a própria família biológica. 

Relacionamento Tóxico

É caracterizado pela falta de apoio mútuo, pela competição, desrespeito e, muitas vezes, pelo conflito. Ele mina a sua autoestima, faz você se sentir triste e enche você de culpa.

A situação de toxicidade é passível de acontecer em todo relacionamento, por conta do tempo e da intimidade. Com o passar do tempo, vai havendo uma confusão do que é do outro com o que é seu e vice-versa, aí, é possível se estabelecer algum tipo de toxicidade nesse relacionamento.

Não quer dizer que necessariamente há uma intencionalidade. Às vezes é só a expressão de alguém que está desprotegido, confuso, ou projetando os próprios problemas no(a) parceiro(a), e causa esse desequilíbrio no relacionamento.

Relacionamento Abusivo

Pense em abusivo como mais grave do que tóxico. Insira o que já pode existir em um relacionamento tóxico e acrescente intencionalidade. 

Traz consigo uma intencionalidade na relação, onde um existe para satisfazer as necessidades e os desejos do outro. Isso acontece quase sempre por meio de ameaças e intimidações, cujo objetivo é sempre submeter o outro. Se torna um meio para um fim de um único Ego.

O relacionamento tóxico é um adoecer da relação, já o abusivo trata-se de uma relação de poder, onde quase sempre se extrai algum ganho através do prejuízo do outro.

Também há a possibilidade de agressões físicas.

Sinais de Abusos

Observar comportamentos corriqueiros do outro no dia a dia, pode indicar prematuramente se você está participando de um relacionamento abusivo. Portanto, fique atento se a pessoa:

  • Fiscaliza e, por vezes, interfere em outras relações.
  • Controla as suas roupas ou sua aparência.
  • Questiona por que você está online no aplicativo do celular.
  • Obriga você a excluir alguém de sua rede social.
  • Te culpa ou te diminui para justificar os próprios problemas.
  • Usa de agressão verbal, emocional e ou física.

A psicoterapia pode te ajudar a sair dessa situação.

01 - O que um psicólogo faz?

Julio Furlaneto

Psicólogo
CRP 14/05550-0